CHOCOLATE, CONFEITARIA

Trufa de chocolate ultra cremosa

12 de setembro de 2018

Essas trufas são cremosas, desmancham na boca! O segredo está no preparo de um custard para ser misturado ao chocolate, garantindo uma textura inigualável.

 

| Rendimento: cerca de 30 unidades | Tempo de preparo: médio | Validade: 15 dias |

 

¾ xícara (chá) / 130g chocolate ao leite
¾ xícara (chá) / 130g chocolate meio amargo 54,5%
3 unidades / 60g gemas
¼ xícara (chá) / 50g açúcar de confeiteiro
½ xícara (chá) / 120mL creme de leite fresco (ou nata)
¼ xícara (chá) / 50g manteiga sem sal
1 fava de baunilha
1 xícara (chá) / 170g chocolate meio amargo temperado
cacau em pó alcalino, quanto baste
1 par de luvas de látex sem talco

 

1. Prepare uma forma com tapete de silicone ou papel manteiga. Reserve. Em uma tigela junte os chocolates picados, reserve.

2. Em uma panela pequena junte o creme de leite fresco, a manteiga e a fava de baunilha (sementes raspadas). Aqueça até iniciar fervura.

3. Em uma tigela junte as gemas com o açúcar de confeiteiro (liason) e misture até homogeneizar.

4. Coe e verta o creme quente sobre as gemas – fazendo a temperagem.

5. Despeje o custard sobre o chocolate e aguarde alguns segundos para que o calor seja absorvido. Misture até homogeneizar. Se preferir faça esse passo diretamente em um processador de alimentos – garantindo uma massa mais homogênea e emulsionada.

6. Deixe a massa descansar em sala refrigerada até firmar. Então, coloque a massa em um saco de confeiteiro e pingue no tapete de silicone.

7. Aguarde 2 horas para cristalizar e então enrole cada trufa.

8. Tempere o chocolate meio amargo e reserve.

9. Em uma assadeira coloque o cacau em pó, formando uma montanha em uma das extremidades. Essa montanha vai facilitar rolar as trufas para serem envolvidas no cacau.

10. Coloque as luvas de látex, disponha um pouco de chocolate na palma da mão e passe as trufas, fazendo o movimento como se estivesse enrolando novamente. Cuidado com a quantidade de chocolate nas mãos, a camada deve ser bem fina, quase imperceptível.

11. Assim que a trufa estiver envolvida com o chocolate coloque no cacau e role com o auxílio de um garfo. Aguarde cristalizar.

12. Passe as trufas por uma peneira para retirar o excesso de cacau. Mantenha em ambiente refrigerado por 15 dias ou em temperatura ambiente por 3 dias.

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário