CONFEITARIA, EVENTOS, POR MAIS DIAS COM BOLO

Exposição de fotos do livro A Química dos Bolos

29 de julho de 2018

Quando a Companhia das Letras entrou em contato comigo para me dizer que o livro A Química dos Bolos seria totalmente produzido e fotografado por mim (eu, eu mesma e mais ninguém), minha filha tinha 6 meses e eu nunca tinha feito fotos que não fossem para o antigo site Essência Studio.

Eu sorri, fiquei feliz e pensei que não seria um grande problema fazer tudo sozinha com uma bebê de 6 meses para cuidar. E não foi um grande problema mesmo. Foi incrível, desafiador e muito, muito cansativo.

Viver isso com a minha filha foi incrível. Dividimos muitos momentos na cozinha – tanto que a primeira palavra dela foi justamente: bolo! Fizemos tantos cliques que hoje, sempre que ela me vê segurando a máquina já diz: foto mamãe?

Poder escrever, reescrever, pensar e produzir cada foto, cada clique (!) foi um presente! Eu tive o meu tempo, o meu ritmo, uma editora extremamente compreensiva, e pude viver visceralmente o meu livro. Só que tudo isso rendeu mais de 8000 fotos!!! Absurdo, eu sei…

Para alguns fotógrafos profissionais dizer que para um livro com cerca de 40 fotos, foram feitos 8000 cliques pode até parecer vergonhoso. Mas não para mim. Eu nunca tinha fotografado um livro na vida! E não sabia qual seria o melhor ângulo, ou corte, ou detalhe que contaria a melhor história de cada bolo. Então… Resolvi pesar no dedo para não correr o risco de, no fim de tudo, faltar foto!

Ok… fui exagerada! Confesso!!! Mas como eu não escondo – ou me envergonho – do meu exagero, no dia 27 de julho resolvi expor algumas fotos que acabaram não entrando no livro. E foi incrível! Delicioso…

As fotos, expostas no corredor da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, direcionavam todos os visitantes para uma aula em que aprofundei o conceito sobre o bolo de fubá! Além de ser um dos meus bolos favoritos foi o responsável pela minha entrada no mundo da confeitaria.

Falamos sobre as diferenças de fubá e fuba, o quanto um bolo pode ir além da receita e batemos três massas com diferentes técnicas de preparo. Trocamos abraços, autografei livros, recebi e dei muito carinho.

Um agradecimento mais que especial à Luciene, da Livraria Cultura, que organizou a aula, à editora mais doce que conheço, Quezia Cleto, e a todos que investiram seu tempo e dinheiro na aula, tornando a exposição possível! Obrigada pelo compartilhamento!!! Quando caminhamos juntos vamos mais longe e com muito mais alegria!!!

Um beijo a todos e um pedaço de bolo de fubá bem fofinho, recém saído do forno!

| fotos: @bernarribada @luizabusca @tatianascimentoo @hey_sweetiebr @bolos_bafonicos @biacavalcantebolos |

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário