CONFEITARIA, EVENTOS, NOTÍCIAS

Evento Bean to Bar na capital paulista reúne produtores, profissionais e consumidores no primeiro evento da Associação.

8 de maio de 2018

| por Andrea Ortiz | 

A Bean to Bar Chocolate Week realizada de 3 a 6 de maio, na capital paulista no espaço de eventos do restaurante Nambu, mostrou que o Brasil está pronto para entrar na grande roda da produção de chocolate bean to bar, tanto como produtor de cacau e fabricante de chocolate para o consumidor final quanto para o food service.

Chocolateiros, produtores de cacau e fãs de chocolate de vários locais do país, além de profissionais internacionais marcaram presença no evento. Todos de olho em conexões que permitirão melhorar conceitos e formas de produção no Brasil.

O evento nasce com o intuito de aproximar as pessoas na cadeia bean to bar à medida que se compartilha conhecimento, contatos e recursos. “A Arcelia foi a pessoa que começou a criar essa relação física entre a gente através das degustações que ela organizava” destaca um dos membros da Associação Bean to Bar Brasil, Bruno Lasevicius, durante a abertura do evento falando do nascimento da associação.

Claro, falar de chocolate sem degustar seria muita maldade, por isso um dos grandes diferenciais do evento foram os dois dias de degustações abertas ao público para conhecer, saborear, comprar e conversar com aqueles que colocam a mão na massa. Os 18 expositores de chocolate, junto com 4 produtores de cacau, apresentaram seus produtos e receberam em seus estandes consumidores, fãs, pequenos empresários e curiosos que foram buscar novidades ou simplesmente deliciar o palato.

O evento, além de proporcionar um networking bem completo, compartilhou muito conhecimento com ciclo de palestras de assuntos bem aprofundados. Uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos com mestres de reconhecimento internacional.

A programação da Chocolate Week contou com apresentações de nomes internacionais como Greg D’Alessandre da Dandelion Chocolate, John Nanci da Chocolate Alchemy, Sunita de Tourriel da The Chocolate Garage e Pearl Wong da Parré Chocolat. Dentre os chocolateiros nacionais: Adriana Reis (CIC), Antonio Vargas de Oliveira Figueira (USP), Claudia Schultz (Chocolak), Marco Lessa (M21), Juliana Ustra (Ustra Consultoria), Mariana Rocha Pinkowski, Carolina Oda, César de Mendes (Chocolate de Mendes), Prof. Jumar da Silva Pedreira (Escola Castelli), Nicholas Baumgartner Yamada (Perfect Daily Grind), Vanessa Rizzi e Cesar Friso (Raros Fazedores de Chocolate) e Tuta Aquino (Vale Potumuju e Chocolate Baiani).

Outra importante faceta do evento foram os cursos oferecidos, no qual os participantes adquiriram conhecimentos técnicos sobre torra do cacau (com o John Nanci), conheceram as máquinas para produção bean to bar da CocoaTown e visitaram a fábrica de chocolates da Luisa Abram.

Em resumo o evento tem um charme especial, uma combinação perfeita de chocolate, ambiente e conhecimento, e o mais impactante é a amizade e cumplicidade entre os membros da associação bean to bar.  Existe um interesse genuíno de repassar conhecimentos, dicas e compartilhar experiências! Foi com esse sentimento que os participantes deixaram o evento, com a certeza de poderem evoluir em seus negócios, mesmo em um mercado de grande concorrência.

fotos: Andrea Ortiz

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário