CONFEITARIA, EVENTOS

Bolo de fubá | design e história

26 de agosto de 2017

No dia 12 de agosto aconteceu dentro da MADE, na Bienal do Ibirapuera, a exposição Bolo de Fubá, design e história – com curadoria de Jorn Konijn e apresentação do jornalista Rafael Tonon.

Ao contrário do que se pode pensar dentro de uma feira de design, os confeiteiros não se preocuparam apenas com o formato de seus bolos, mas sim com a história e toda a lembrança em torno de suas receitas. Como o caso da chef Heloisa Bacellar, que apresentou a receita de sua avó Betty, que leva bananas, e a chef Daniela Meneghini que também produz o bolo, vendido em sua loja – a Marie Marie Bakery, com receita de sua avó.

O finalista da edição passada do Bake Off Brasil, Marcos Souza, quis fugir um pouco da lembrança das avós e da simplicidade óbvia do bolo de fubá e criou uma receita com mais estrutura, apresentando um bolo coberto e decorado com pasta americana. Já Beatriz Diniz, da Caramellato Confeitaria, contou que nem a mãe nem a avó costumavam preparar o bolo, então hoje, com sua própria receita ela espera poder criar as memórias afetivas junto a seus futuros netos.

A chef Joyce Galvão apresentou uma versão simples do bolo mas também recheada de histórias. Ela, que torcia o nariz para o bolo, resolveu dar uma chance quando sua madrinha enviou para ela, embrulhado em um delicado pano de prato, um bolo de fubá coberto com açúcar e canela. Desde o dia em que provou o bolo pela primeira vez ela tentou replicar a receita, até chegar hoje no que considera a sua melhor versão.

O chef Lucas Corazza, que não pode estar presente no evento, também enviou sua contribuição. Uma delicada torta de fubá com topo caramelizado – unindo tudo que, em seu conceito, um bolo de fubá precisa ser.

Cada bolo apresentado tinha sua própria originalidade, beleza e sabor – e a diversidade dos confeiteiros só deixou o evento muito mais diversificado e rico.

Uma belíssima homenagem ao nosso adorado bolo de fubá!

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário