CONFEITARIA, POR MAIS DIAS COM BOLO

Bolo prático de iogurte | A Química dos bolos

3 de agosto de 2017

O bolo de iogurte é um coringa, pois ao contrário do que o nome diz, ele não tem um sabor de iogurte pronunciado. A razão do uso do iogurte é utilizar a acidez ao nosso favor, promovendo uma textura única. Por conta de toda sua neutralidade é um bolo que aceita as mais variadas caldas e sempre cai bem na hora do café, do chocolate quente ou do chá!

| Serve: 8 a 10 pessoas | Rendimento: 1 fôrma de bolo inglês de 25×11,5cm | Tempo de preparo: pá pum |

Para a massa

2 ovos médios
1/3 xícara (chá) / 80mL óleo de girassol, milho ou canola
1 xícara (chá) / 240g iogurte natural
1 1/3 xícara (chá) + 2 colheres (chá) / 250g açúcar refinado
1 ¾ xícara (chá) / 210g farinha de trigo
1 ¼ colher (chá) / 5g fermento em pó
½ colher (chá) / 3g bicarbonato de sódio
½ colher (chá) / 3g sal refinado

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte a fôrma espalhando uma camada fina de manteiga com auxílio do papel toalha. Polvilhe a farinha de trigo e chacoalhe bem para cobrir o fundo e as laterais. Bata a fôrma de cabeça para baixo sobre a pia para retirar o excesso de farinha. Separe também uma grade para o bolo esfriar.

2. Coloque a farinha, açúcar, o sal e o fermento numa tigela, passando pela peneira. Misture e reserve.

3. Quebre os ovos numa tigelinha, um por um (para verificar se estão bons), e transfira para a tigela dos ingredientes secos.

4. Junte também o iogurte e óleo. Misture com um fouet até formar uma mistura homogênea.

5. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve para assar por cerca de 40 minutos . Espete um palito no centro da massa, se sair limpo, o bolo está pronto e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe mais alguns minutos até que asse completamente.

8. Retire o bolo do forno, deixe descansar por cerca de 15 minutos e então desenforme e deixe esfriar sobre uma grade untada com óleo*.

Para a calda

½ xícara (chá) / 110g polpa de maracujá fresco
1/3 xícara (chá) / 60g de açúcar refinado
¼ xícara (chá) / 60mL de água

1. Numa panela média, misture a polpa do maracujá* (se desejar peneire para retirar as sementes), o açúcar e a água. Leve ao fogo médio sem mexer.

2. Quando a calda ferver, deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar à temperatura ambiente.

3. Transfira o bolo para um prato bem bonito e regue com a calda. Se quiser, separe um pouco da calda em uma jarrinha para servir individualmente.

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário