CONFEITARIA, POR MAIS DIAS COM BOLO

Bolo 3 leches

8 de julho de 2015

O tradicional 3 leches é um bolo leve e aerado (geralmente feito com um pão de ló) embebido em uma mistura de 3 leites, que variam de receita a receita. Alguns dizem que o bolo é originário da Nicarágua, outros do México, de qualquer maneira é um bolo delicioso e que agrada todo mundo, do mundo todo!

Serve: 12 fatias | Tempo de preparo: médio

Para a massa 

5 ovos
1 ½ xícara (chá) / 300g açúcar refinado
1 ½ xícara (chá) / 210g farinha de trigo
1 colher (chá) / 5g fermento em pó
1 xícara (chá) / 240mL leite integral
¼ colher (chá / 1g sal refinado

Para a mistura 3 leches

1 ½ xícara (chá)/ 360mL creme de leite fresco
1 lata / 395g leite condensado
1 xícara (chá) / 240mL leite integral

Para a cobertura

1 xícara (chá) / 240mL creme de leite fresco
2 colheres (sopa) / 20g açúcar de confeiteiro

1. Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Cerca 10 minutos antes de colocar o bolo no forno.

2. Unte uma fôrma quadrada de 24x24cm (ou retangular de 30x20cm) com manteiga e polvilhe farinha de trigo.

3. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, sal e o fermento. Reserve.

4. Quebre os ovos em uma tigelinha – para verificar se estão bons, separando claras e gemas. Transfira as claras para a tigela da batedeira.

5. Bata as claras, em velocidade média/alta, até triplicarem de volume e ficarem brancas e fofas. Junte as gemas – com a batedeira funcionando – uma a uma. Diminua a velocidade da batedeira, polvilhe o açúcar, volte a aumentar a velocidade e continue batendo por cerca de 3 minutos.

6. Em velocidade baixa alterne a mistura de farinha (em três adições) com o leite (em duas adições), começando e terminando com a farinha.

7. Verta a massa na fôrma preparada e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até teste do palito: insira um palito no centro do bolo, saindo limpo, com poucas migalhas de bolo grudadas, ele estará pronto.

8. Enquanto o bolo está no forno prepare a mistura de leites. Em uma tigela junte todos os leites, misture com um fouet e reserve em temperatura ambiente.

9. Retire o bolo do forno, fure com um garfo toda sua extensão e então verta a mistura de leites. (O bolo deve estar quente mesmo, assim ele absorve mais líquido!)

10. Cubra o bolo com filme plástico e leve à geladeira por 12 horas.

11. Prepare um chantili com o creme de leite fresco e o açúcar. Cubra o bolo, corte em fatias e sirva a seguir.

Dicas da Joyce

O bolo 3 leches é mexicano? Colombiano? Ou brasileiro? Afinal, nosso Toalha Felpuda também se enquadra no quesito bolo deliciosamente úmido embebido em uma mistura de leites!

De qualquer maneira, a regra aqui é que um bolo bem leve e aerado (como uma esponja) seja embebido em uma mistura de 3, 4 ou até 5 leites, que variam de receita a receita, país a país e guloso a guloso! Aliás, não existe regra, só que ele seja estupidamente gostoso e molhadinho!!! Pode usar leite integral, creme de leite, leite evaporado, buttermilk, leite condensado, leite de coco, doce de leite, leite de soja, de aveia, de castanhas – o gostoso é criar uma mistura equilibrada e perfeita para o paladar de cada um!

Além de livre arbítrio para a escolha dos leites você pode montar o bolo direto na fôrma, em porções individuais (o bolo fica bem mais molhadinho, pois absorve mais a calda), ou desenformar e apresentar em um prato de bolo (o bolo fica mais sequinho, pois a calda escorre bastante). Fica a seu inteiro critério, gosto, criatividade e direito! Mais gostoso assim né?

Que tal aprender mais?

2 Comentários

  • Reply Roberta Okåzuka 9 de outubro de 2018 at 01:46

    Cara Joyce o que seria leite evaporado?

    • Reply Joyce Galvão 11 de outubro de 2018 at 13:19

      tipo um leite condensado, mas sem açúcar

    Deixe seu comentário