CONFEITARIA, FLANS E PUDINS

Crème caramel | pudim de leite sem leite condensado

1 de julho de 2015

Pudim de leite é paixão nacional, mas tem muita gente que prefere fugir do sabor do leite condensado e aproveitar uma sobremesa mais leve e não tão doce. O crème caramel é perfeito para acompanhar uma colherada de doce de leite e para receber outros sabores como pistache, café e até abóbora!

 

| Serve:  8 pessoas | Rendimento: 1 fôrma quadrada de 20x20cm | Tempo de preparo: rápido | Validade: 5 dias

 

1 xícara (chá) / 200g açúcar refinado (1)
2 xícaras (chá) / 480mL leite integral
1 xícara (chá) / 240mL creme de leite fresco
4 ovos
8 gemas
¾ xícara (chá) / 150g açúcar refinado (2)
1 fava de baunilha

 

1. Pré-aqueça o forno a 160 °C. Aqueça água e separe uma assadeira para banho maria.

2. Coloque o açúcar (1) na fôrma em que o pudim será assado e leve ao fogo baixo até caramelizar. Esse é o método seco de caramelização, e você pode saber mais clicando aqui.

3. Quando o caramelo derreter, espalhe pelas laterais da fôrma e deixe esfriar.

4. Em uma panela média coloque o leite, creme de leite e a fava de baunilha com as sementes raspadas. Leve ao fogo médio até iniciar fervura.

5. Em uma tigela junte os ovos, gemas e açúcar. Misture rapidamente com um fouet e reserve.

6. Quando a mistura de leites ferver despeje sobre o liason (gemas misturadas ao açúcar) e faça a temperagem.

7. Verta o creme na fôrma caramelada, passando por uma peneira.

8. Coloque uma assadeira no forno e dentro dela a fôrma com o pudim. Preencha a assadeira com água até a altura do creme. Asse por 45 minutos ou até o pudim estar firme (porém ainda gelatinoso) ao toque.

9. Retire o pudim do forno, aguarde esfriar e leve à geladeira por 24 horas.

10. Para desenformar – leve o pudim ao banho maria para o caramelo derreter e vire sobre um prato de serviço: coloque o prato sobre a fôrma, envolva em um pano de prato e vire rapidamente.

11. Sugestão: para apresentação corte o pudim com aros de 10 cm de diâmetro e sirva com uma colherada de doce de leite bem cremoso ou creme batido sem açúcar.

Dicas da Joyce

Essa é uma receita base de pudim, ou flan. Para incrementar você pode adicionar na receita 80mL de bebida, como whisky ou cointreau, e até adicionar outros sabores como doce de leite (adicione ½ xícara (chá)), pasta de castanhas como pistache ou avelã, 2 colheres (sopa) de café solúvel bem forte, purê de abóbora com algumas pitadas de especiarias e até de milho! Abuse da criatividade!!!!

Dica! Um dia antes do preparo junte a fava de baunilha (aberta e com sementes raspadas) ao leite e creme de leite e leve à fervura. Tampe e deixe descansar na geladeira por 12 horas, e então realize o preparo normalmente. Isso fará com que seu pudim fique mais perfumado e incrivelmente gostoso!!!

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário