CONFEITARIA, DOCINHOS DE FESTA

Brigadeiro de doce de leite com coco

26 de maio de 2015

Todo mundo tem receita de brigadeiro secreta ou já se aventurou a fazer o doce “de olho”, só para matar aquela vontade louca – que só quem é brasileiro entende! O sabor que me faz esquecer a dieta e mergulhar em uma bandeja de brigadeiros é o de doce de leite com coco! E o seu?

 

| Rendimento: 30 unidades | Tempo de preparo: 20 minutos |

 

1 lata / 395g leite condensado
2 colheres (sopa) / 20g manteiga
90g do doce de leite de sua preferência
coco queimado em flocos, quanto baste

1. Em uma panela de fundo grosso (pode ser de ferro esmaltado como a Le Creuset, de aço inox com fundo triplo…) junte todos os ingredientes.

2. Leve ao fogo médio mexendo constantemente com uma espátula larga até que a massa do brigadeiro comece a engrossar (cerca de 10 minutos). Sim, o braço vai doer – mas isso já garante uma queima das calorias que tem esperam no final do preparo!

3. Diminua o fogo para o mínimo e mexa até o ponto de brigadeiro – a massa fica firme, cremosa e desgruda facilmente da panela.

4. Retire a massa da panela e coloque em um recipiente untado com manteiga (faça uma camada bem fina, pois o excesso de manteiga vai dificultar o boleamento do brigadeiro depois).

5. Deixe esfriar tampado com papel filme – em temperatura ambiente ou geladeira – e enrole as porções do tamanho de 1 colher (chá) / 15g por unidade.

6. Passe no coco queimado ralado, disponha nas forminhas de papel n° 5 e sirva a seguir.



Dicas da Joyce

O maior segredo do brigadeiro é a paciência. Fogo alto significa que seu brigadeiro pode até ficar pronto mais rápido, mas o açúcar do leite condensado vai caramelizar, cristalizar muito mais rápido, deixando seu brigadeiro além de duro, com uma validade muito menor.

Fogo baixo, uma espátula larga para mexer o brigadeiro e mante a temperatura constante e homogênea em toda a massa é primordial para um resultado de sucesso.

E sempre que escutar a massa chiando, como se estivesse fritando, diminua o fogo ou retire a panela da chama por uns segundos – o barulho é alerta para uma massa que está queimando (mesmo que não pareça).

Você pode substituir o doce de leite por caramelo, adicionar flor de sal  na massa ou na finalização do doce e substituir o coco queimado pelo confeito de sua preferência, desde que os sabores fiquem bem equilibrados e o resultado irresistível!

Uma boa dica para dar um toque diferente no seu brigadeiro é adicionar raspinhas de limão siciliano – aproximadamente 1/2 colher (chá), pouquinho mesmo, só para dar um toque de mestre no sabor sem revelar muito o “segredo”!

Que tal aprender mais?

4 Comentários

  • Reply Liliani de Souza Elais 4 de novembro de 2018 at 21:12

    Olá Joyce! Tudo bem?
    Obrigada por compartilhar esta receita de Brigadeiro Doce de Leite com Coco!
    Só uma dúvida nesta receita: Como é esse cacau aí? É cacau em pó ou é a polpa da fruta cacau?
    Um grande abraço para você! Sucesso sempre!
    Grata,
    Liliani.

    • Reply Joyce Galvão 13 de novembro de 2018 at 15:38

      Oi Liliani…. não tem cacau nessa receita!

  • Reply Fernanda 14 de novembro de 2018 at 11:07

    Bom dia, qual a durabilidade desse doce? se a festa for num find, posso fazer uma semana antes? conservo na geladeira?

    • Reply Joyce Galvão 18 de novembro de 2018 at 22:14

      Brigadeiro é um doce fresco. A massa dura até 5 dias em geladeira, sem cristalizar. Mas precisa ser enrolada e consumida em até 12 horas.

    Deixe seu comentário