BASE, CONFEITARIA, MOLHOS E CALDAS

Calda de caramelo toffee | método seco

25 de março de 2015

Caramelo é a melhor invenção do mundo! Para o sorvete, bolo, torta, recheio, cobertura, para comer de colheradas e se esbaldar! Com essa receita base você acrescenta sabores e ingredientes para inventar sua própria e irresistível versão!

| Rendimento: 180mL | Validade: 5 dias em geladeira |

1 xícara (chá) / 180g açúcar refinado
1/2 xícara (chá) / 120mL creme de leite fresco

1. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio até caramelizar. Não mexa – se necessário sacuda a panela, até que todo açúcar caramelize – saiba mais aqui.

2. Quando o caramelo estiver com uma cor dourada retire do fogo e junte o creme de leite aos poucos, mexendo com um fouet a cada adição (é importante colocar aos poucos para que o açúcar não endureça).

3. Sirva quente ou transfira a calda para um recipiente e aguarde esfriar em temperatura ambiente.

 

Dicas da Joyce

Existem inúmeras receitas de caramelo espalhadas por ai, e com tantas opções fica difícil saber qual delas terá o melhor resultado sem precisar se frustrar na cozinha.

O fato é que só existe uma receita de calda de caramelo no mundo, o resto são variações criativas de uma base simples que é açúcar e creme de leite. Outros ingredientes, como glucose e manteiga, além de deixar seu caramelo mais cremoso poderão ajudar na validade do produto.

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário