CONFEITARIA, MOLHOS E CALDAS

Cajeta | doce de leite de cabra

25 de março de 2015

O doce de leite típico mexicano é feito com leite de cabra e acompanha como ninguém churros fresquinhos e dá um toque especial em receitas que levam o doce. Vale testar e se surpreender – além de ser uma ótima opção para os alérgicos a leite de vaca!

 

Rendimento: aproximadamente 1 ½ xícara (chá) / 300mL

 

4 xícaras (chá) / 960mL leite de cabra integral (caso você considere o sabor muito forte divida a quantidade com leite de vaca integral)
½ xícara / 90g açúcar refinado
½ xícara / 100g piloncillo | rapadura ralada (ou açúcar mascavo)
½ colher (chá) / 2g bicarbonato de sódio
especiarias a gosto (sugestão: 1/2 fava de baunilha ou ½ semente de cumaru ralada)

1. Em uma panela de cobre (ou com fundo bem grosso) junte o leite (ou a mistura de leites), o açúcar, a fava de baunilha (abra a fava, raspe as sementes e adicione casca e sementes ao leite) e leve ao fogo médio.

2. Quando o doce iniciar fervura adicione o bicarbonato de sódio, diminua o fogo e cozinhe até espessar mexendo sempre com uma colher ou espátula com haste larga.

3. O tempo de cocção vai depende da textura que você deseja para o doce – por cerca de 1 hora e 30 minutos você terá um doce com textura de leite condensado, com 2 a 3 horas um doce bem espesso com textura de pomada.

4. Assim que pronto coloque o doce em potes de vidro higienizados e tampe. Vire de cabeça para baixo e aguarde esfriar em temperatura ambiente.

5. O doce pode ser conservado em geladeira por 3 meses.

| imagem fonte |

Dicas da Joyce

Substitua o leite de cabra por leite de ovelha e descubra uma nova dimensão de um doce tão trivial para nós brasileiros (alo mineiros!). É inacreditável como um doce tão “comum” pode ter tanta complexidade de sabores através dos tipos de leite utilizados!

Ah, e abuse nas combinações de especiarias: canela, baunilha, noz moscada e cumaru são as minhas preferidas! Mas cuidado, elas devem permanecer por cerca de 15 a 20 minutos no início da cocção e então retiradas, para que o sabor não fique muito pronunciado.

Para esterelizar o pote de vidro disponha um pano no fundo de uma panela, coloque os potes e então cubra com água. Leve ao fogo alto até levantar fervura e então aguarde 10 minutos. Desligue o fogo, com o auxílio de uma pinça retire os potes e deixe esfriar em cima de um pano limpo e seco.

Para esterelizar no forno basta colocá-los em uma assadeira, com a boca para cima, e levar ao forno a 110 °C por 10 minutos.

Dica importante: para preencher o pote com o doce quente é importante que ele esteja seco e quente, evitando assim um choque térmico e possível rachadura no vidro.

 

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário