Quando eu era pequena via sempre meu pai incrementando uma simples banana com um punhado de doce de leite. Quando provei pela primeira vez percebi que esse seria o meu doce favorito para o resto da vida.
Hoje consigo aliar essa doce lembrança de infância através de uma releitura da clássica Banoffee pie, com um toque de café (que em minha opinião é a combinação perfeita para o doce de leite) e a delicadeza do queijo mascarpone para balancear a doçura da torta.
| Serve: 12 pessoas | Rendimento: 1 torta de 22cm de diâmetro | Tempo de preparo: médio | Validade: 3 dias em geladeira |
Para a base
400g de biscoito maisena
200g manteiga sem sal
1. Pré-aqueça o forno a 180 °C.
2. Em um liquidificador ou processador, triture os biscoitos até formar uma farinha fina.
3. Enquanto isso, derreta a manteiga em fogo baixo, cuidando para não queimar.
4. Despeje a farinha de biscoito em uma tigela e junte a manteiga derretida. Com as mãos misture bem os dois ingredientes.
5. Em uma forma de aro removível, cubra o fundo com um disco de papel manteiga do mesmo diâmetro da forma – não é necessário untar.
6. Despeje a farinha de biscoito umedecida com a manteiga e forre fundo e lateral com o auxílio das costas de uma colher.
7. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Retire e aguarde esfriar para montagem.
Para o recheio 1 – camada de proteção
1/3 xícara (chá) / 50g chocolate Gold Callebaut*
¼ xícara (chá) / 60g creme de leite fresco (ou em lata)
1 colher (chá) / 2g café solúvel
1. Aqueça o creme de leite fresco em uma panela até ferver. Desligue o fogo, dissolva o café e aguarde 3 minutos antes de juntar ao chocolate. Misture e reserve para montagem. Se você utilizar o creme de leite em lata (sem soro), junte o chocolate, café e o creme de leite em uma tigela e leve ao banho maria até formar um creme liso e homogêneo.
Para o recheio 2
1 xícara (chá) / 200g doce de leite**
10 unidades / bananas nanicas firmes e maduras
1. Descasque e corte as bananas em metades, no sentido do comprimento e então em fatias grossas de 1 cm. Reserve.
Para a montagem
2. Cubra toda a extensão da base da torta com a ganache de caramelo e café. Leve à geladeira por 10 minutos, até firmar.
3. Faça uma camada com o doce de leite e então cubra com as bananas picadas. Reserve.
Finalização e montagem
¾ xícara (chá) / 180mL creme de leite fresco
1 colher (sopa) / 12g açúcar refinado
1 xícara (chá) / 200g mascarpone***
Cacau em pó a gosto para polvilhar
1. Bata o creme de leite fresco com o açúcar até formar picos firmes e estáveis*** e junte o mascarpone delicadamente.
2. Cubra a torta com o creme de mascarpone, polvilhe cacau em pó a gosto e sirva gelada.
Dicas da Joyce
1. *Caso não encontre um chocolate de qualidade com sabor de caramelo, substitua pelo chocolate ao leite de sua preferência.
2. ** De todas as marcas, para esse preparo, eu prefiro a Itambé, que é a mais firme e menos doce. Ela sustenta bem o peso das bananas e após o primeiro corte você não vai correr o risco de ver todo o seu recheio indo embora como um rio!
3. *** Caso você não encontre o mascarpone use somente o chantilly batido ou então substitua por cream cheese na mesma proporção!