CONFEITARIA, GELEIA, COMPOTAS E FRUTA EM CALDA

Peras em calda de especiarias

6 de março de 2015

Pera em calda é um ótimo acompanhamento para bolos e sorvetes, mas também são deliciosas purinhas, no momento que aquela vontade por um docinho bater. Ainda se colocadas em um vidro bem bonito podem virar um perfumado e irresistível presente!

| Serve: 8 a 10 pessoas | Rendimento: 20 unidades | Validade: 2 meses refrigerada |

 

1 ½ xicara (chá) /270g açúcar refinado
1 1/3 xícara (chá) + 2 colheres (sopa) / 350g água
1/3 xícara (chá) + 2 colheres (chá) / 90mL Grand Manier
1 fava de baunilha
2 anises estrelados
casca de 1 laranja
20 unidades peras ercolini

1. Lave e descasque as peras. Reserve-as submersas em água para não escurecerem. Corte um disco de papel manteiga do mesmo diâmetro da panela que for utilizar. Reserve.

2. Na panela junte o açúcar com 125mL de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, movendo a panela em movimentos circulares caso o açúcar esteja queimando em alguns dos lados. Não mexa com uma colher, ela pode cristalizar sua calda!

3. Quando a calda estiver com uma coloração âmbar, junte vagarosamente a água restante previamente aquecida e por fim o licor. Cuidado para não se queimar com esse passo, ao juntar a água o caramelo vai borbulhar e soltar bastante vapor!

4. Corte a fava de baunilha ao meio, retire as sementes e junte casca e sementes na calda. Adicione também a canela em pau, a casca da laranja (sem a parte branca) e as peras.

5. Cubra a panela com o papel manteiga.

6. Diminua o fogo, cozinhe por 10 minutos em fogo médio e então retire as pêras e descarte o papel manteiga.

7. Reduza a calda até a metade, retorne as pêras, desligue o fogo e aguarde esfriar na panela.

8. Coloque as peras em um recipiente, verta a calda e reserve em geladeira para consumo por até 2 meses.

 

Dicas da Joyce 

O papel manteiga, diferente da tampa da panela concentra mais os sabores durante a cocção. Imagine só as moléculas de sabor e aroma das especiarias, do caramelo, licor e peras todos concentrados, se fundindo para criar um doce super aromático e saboroso? Por tanto, não deixe o disco de papel manteiga de lado!

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário