BASE, CONFEITARIA

Curd de maracujá

21 de janeiro de 2015

O curd de fruta é uma opção saborosa para torradas, recheio de bolos e tortas e finalização de pratos. Utilize para dar mais vida à sua pavlova e acompanhe também o seu sorvete!

Rendimento: 400g | Tempo de preparo: rápido | Validade: 5 dias em geladeira

¾ xícara (chá) / 180g polpa de maracujá
½ xícara (chá) / 100g manteiga sem sal gelada
½ xícara (chá) / 90g açúcar refinado
4 unidades / 80g gemas

1. Em uma panela junte a polpa do maracujá, metade do açúcar refinado e leve ao fogo até que a manteiga derreta.

2. Enquanto isso junte as gemas e o açúcar restante em uma tigela e bata com um fouet rapidamente, até incorporar o açúcar nas gemas.

3. Verta um pouco da polpa quente sobre as gemas (esse processo se chama temperagem) e então retorne à panela com a polpa restante.

4. Em fogo baixo e com uma espátula mexa até que a mistura engrosse – nappé leve (ao passar os dedos pela espátula o creme se separa e não volta a se unir).

5. Desligue o fogo e adicione a manteiga (gelada e cortada em cubos pequenos) e misture até incorpora-la.

6. Retire o creme da panela e transfira para uma travessa. Leve à geladeira para esfriar coberto com filme plástico colado sobre o creme.

Dicas da Joyce 

1. Utilize gemas pasteurizadas ou de ovos frescos!

2. Se quiser um curd mais claro e espesso (com textura similar a uma maionese) misture a manteiga gelada ao creme (quando estiver a 50 °C) e então emulsione com um mixer de mão.

3. Para outros sabores de curd, substitua a polpa de maracujá por suco de limão (taiti, siciliano ou cravo) tangerina ou laranja. Para saber mais sobre o curd, clique aqui.

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário