CARTAGENA, MÚSICA, VIAGEM

Cartagena em mais de 1000 canções

21 de novembro de 2014

A pérola do Caribe, conhecida por ser o país dos mil ritmos, tem cores, alegria, poesia e muito remelexo nos quadris – ou seja, o pacote completo! Patrimônio Mundial da Humanidade, foi fundada em 1533 e batizada com o nome da cidade de Cartagena, na Espanha.

Quando pensamos na música da Colômbia logo imaginamos a maravilhosa Shakira. Só que não se esqueça que estamos falando de um país latino, com um mix gigante de culturas e povos. A musica colombiana é uma mistura ‘mucho loca’ de influências indígenas, europeias (especialmente espanholas), africanas, caraíbas (especialmente Cuba e Jamaica) e estadunidenses.

Se você tem uma viagem programada aproveite a playlist para entrar no clima. E se você já conhece a atmosfera da cidade, aumente o som, afaste o sofá e vem viver o ritmo caliente de Cartagena outra vez!

 

| El Mejoral Alejandro Duran |

Existem mais de 1025 ritmos folclóricos na Colômbia, tradicionalmente a música nacional é a Cumbia (também originária do Panamá), criada na região do Litoral Atlântico (aonde está localizada Cartagena), de origem indígena e africana. Após a abolição da escravatura foi criado o Bambuco (gênero andino), e os gêneros caribenhos Porro (antigamente com instrumentos indígenas e hoje através de bandas papayeras) e Vallenato.

Vallenato caracterizado pelos cantos de amor embalados pelo acordeón (trazido pelos alemães) – declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Nação e incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco – seja talvez o ritmo musical com mais referências espalhadas pela Colômbia. Dos muitos interpretes, Alejandro Durán foi um dos maiores, com certeza!

Assim que chegar à Cartagena e pegar seu primeiro táxi peça ao motorista para tocar El mejoral (se possível) e faça seu primeiro melhor amigo na Colômbia! Com certeza é a melhor maneira de musicalizar seus primeiros momentos na cidade!!!

 

| La Fantástica – Carlos Vives |

Carlos Vives é um dos cantores mais adorados da Colômbia. Conhecido por misturar o vallenato e a cumbia com o pop-rock, possui o recorde de maior número de nomeações no Grammy Latino, além de já ter levado 9 prêmios para casa.

Suas músicas ultrapassaram todas as fronteiras o tornando um dos artistas mais conhecidos internacionalmente. Em 2013 gravou uma música em homenagem à Cartagena: La Fantástica.

Agora se você seguir minha sugestão nesse post, e decidir ir para San Andrés, Carlos também tem a trilha perfeita para você! Ouça e entenda o porquê!!!

 

| Mi Tierra – Juan Carlos Coronel |

Juan Carlos Coronel nasceu em Cartagena das Índias e já levou para casa o Grammy Latino de melhor álbum de cumbia/vallenato. Certamente Cartagena já inspirou muitos compositores e intérpretes, mas como Juan, o herdeiro da cidade mais charmosa do mundo, não houve nenhum outro!

 

| Eliseo Herrera |

Eliseo Herrera foi um dos mais famosos e versáteis cantores da música folclórica colombiana. Nasceu e morreu em Cartagena, e ficou conhecido como  “O Rei do Trava-línguas”. A sua fama ultrapassou as fronteiras nacionais e, pelos seus mais de 40 anos dedicados a serviço da música folclórica da costa caribenha colombiana, recebeu prêmios e muitas homenagens pós-morte.

É impossível manter as pernas paradas com o ritmo de Herrera!

 

| Ulala Cartagena – Joe Arroyo |

Álvaro José Arroyo González foi um cantor e compositor cartagenense de salsa e música tropical, considerado um dos maiores intérpretes da música caribenha na Colômbia.

Essa música me recorda muito quando saímos pela cidade a noite em busca de um local para ouvir salsa e tomar bons (e estimulantes) drinques e acabamos encontrando um bar de esquina, quase perto da Torre Del Reloj – com carinha de boteco (adoro!) e a galera local dançando no meio da rua! Inesquecível!

 

| Cartagena – Don Gonzalo Fernández | 

Uma salsa bem clássica interpretada pelo grande Don Gonzalo Fernández escrita por Ramon Cabrera em 1982. Porque salsa nunca é demais!

 

| Fiesta – Bomba Estéreo |

Mesmo que a música folclórica e tradicional de um país seja incrível para absorver toda essência do lugar, eu gosto muito de conhecer o outro lado, mais moderno e jovem – como a banda Bomba Estéreo conhecida por misturar música eletrônica, rock, reggae e rap, com elementos da música folclórica de cumbia e champeta.

A banda bogotanense já lançou muitos álbuns, fizeram vários show internacionais e ganharam o prêmio de Melhor Novo Artista pelo i Tunes Latino américa! Ou seja, vale a pena dar uma chance para o novo e ir muito além da salsa!

Peça seu mojito, arrume uma mesa estratégica no Café Del Mar (chegue cedo!) e aproveite a noite com a seleção do DJ da casa. Provavelmente um dos únicos locais em Cartagena no qual você, provavelmente, escutará músicas como essa!

Boa viagem e que disfrutes mucho!

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário