CARTAGENA, COLÔMBIA, VIAGEM

A colorida Cartagena

20 de novembro de 2014

Assim que você colocar os pés em Cartagena se sentirá em um romance de García Marquez.  O esplendor dos antigos casarões espanhóis com balcões floridos, a arquitetura colonial, os monumentos militares, e religiosos, se mesclam harmoniosamente com as cores da cidade e a alegria do povo cartegenense.

A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena e foi construída afim de proteger a cidade dos ataques inimigos, espantando principalmente piratas interessados no rico comércio local. Nem pense duas vezes, escolha um charmoso hotel dentro do bairro histórico e aproveite os passeios ao entardecer! As estreitas ruas são um convite ao passado, concentrando grande parte dos pontos turísticos da região.

Apesar do grande número de turistas é possível viver o dia-a-dia da cidade. Além de entrar nos supermercados e feiras locais, busque os restaurantes populares, delicie-se com um caldo de pescado e fuja do eixo turístico ao menos por um dia. Só assim você se permitirá viver experiências que não estão nas páginas dos guias de viagem. Caso queira um lanche despretensioso delicie-se pelas ruas com ensalada de frutas, arepas con queso e patacón relleno (na entrada da faculdade de Cartagena a ordem é se deliciar com os estudantes!) acompanhados das bebidas locais: o corozo ou a limonada con coco.

Depois aproveite a noite. Diferente do que se vê em outras cidades pelo mundo, caminhar à noite pelo centro histórico não tem perigo algum. Cartagena então iluminada por luminárias antigas ganha um clima tão romântico que, por um breve momento, transmite a sensação de que voltamos no tempo. Os restaurantes trabalham a todo vapor e as carruagens se espalham pela cidade, ecoando o som dos cascos dos cavalos pelas ruelas que se mesclam com o som de rumbas e salsas.

O centro histórico está dividido em quatro pequenos bairros e a ordem é caminhar por cada um deles sem se preocupar com o relógio! É preciso conhecer o Palacio de la Inquisición (o acervo é pequeno, porém interessante – fique atento à janela da denúncia, na esquina do Palácio), passar pelo Parque Bolívar, entrar na Igreja de San Pedro Claver – aos sábados você pode ter a sorte de ver as noivas chegando em decoradas carruagens – e no Convento de Santo Domingo – na praça está uma das mais famosas esculturas de Botero: a Gorda.

Aproveite e já visite a Torre del Reloj, na entrada principal da muralha, passe no Portal de los Dulces, compre bolitas de tamarindo, cocadas e arequipes, para então pegar um táxi com destino ao Castillo de San Felipe de Barajas, que fica fora da muralha, e mergulhe na rica história da cidade.

Depois de tanto passeio e sol a todo vapor, é hora de escolher uma mesa no Cafe del Mar, pedir um Mojito e admirar o Sol se esconder no mar do Caribe. Mas não pense, no entanto, que você irá encontrar um paraíso caribenho como vemos nos filmes! As praias urbanas (Bocagrande e El Laguito) possuem areia escura e águas até que claras, mas nada comparado ao azul transparente que tanto desejamos ver.

Para isso é preciso ir até o bairro Getsemani e escolher um passeio de barco; as embarcações saem para ilhas e praias próximas. A mais famosa, Islas del Rosario não é impressionante. Se quiser se aventurar em um bom passeio vá à Playa Blanca, as águas são mais claras e a areia branquinha, lembrando quase quase o azul mar do caribe. Mas se o seu intuito é se encantar com a imensidão azul, escolha o destino de San Andres ou Providencia.

| o Cafe del Mar é ponto de parada obrigatória para qualquer turista. Para se refrescar nada como bons mojitos!!! |

Para quem busca uma viagem tranquila apenas passando por Cartagena, 4 dias são suficientes para, não só conhecer cada cantinho da cidade, como ainda ter tempo de fazer um passeio de barco com bastante tranquilidade (um dia em uma das praias é suficiente e, na volta, ainda dá para passear bastante pela cidade!).

Diminua o ritmo, aproveite o clima latino e esqueça os problemas – viajar é certamente uma das melhores coisas da vida, pois nos permite sair de um lugar comum para vivermos experiências totalmente diferentes, a ponto de nos reencontrarmos e sempre voltarmos para casa com algo novo dentro de nós.

Boa viagem!

| não deixe de se fartar com uma rica salada de frutas das palenqueras. Como tudo que é turístico, precisa pagar, mas vale a foto! |

 | as famosas bolsas coloridas da tribo Wayuu – as originais são mais caras, mas valem a aquisição! |

| não esqueça de olhar atentamente para as portas dos casarões, são um charme à parte!|

Quando fui? Novembro 2014

Períodos de férias – final de dezembro, janeiro, julho até meados de agosto costumam deixar a cidade movimentada e os preços mais salgados.

Na baixa temporada (abril, setembro e outubro) ainda é possível encontrar a cidade agitada e os passeios cheios. Cartagena é um destino muito turístico que recebe visitantes o ano todo.

Maio e novembro são meses de maior índice de chuvas (por isso a sensação térmica vai além das amenas temperaturas de 27 °C). Hoje em dia com as mudanças climáticas sabemos que o clima é um mistério, por isso eu, entretanto, nunca vi a chuva, só ouvi falar… Pode arriscar!

Onde fiquei? Santo Toribio hotel boutique.

Um hotel charmoso com ótima localização e preço justo. Possui hidromassagem no terraço e um delicioso (porém limitado) café da manhã. Existem bicicletas para uso gratuito e uma pequena piscina ao lado da recepção.

| el barón Café & Liquor Bar na Plaza San Pedro foi montado por um inglês que se apaixonou pela cidade |

O que vale a pena comer? Além das comidas de rua, a ordem é apreciar a rica gastronomia de Cartagena em ótimos restaurantes!

Assim que chegar à cidade faça uma reserva no Juan del Mar. É um restaurante incrível de frutos do mar, com preço acessível e pratos muito bem servidos. Os cantantes de salsa colombiana são o marco desse restaurante – pena que não há espaço para dançar. Deixe para o último dia, é uma maneira incrível de se despedir da cidade!

Quem tiver o orçamento folgado, reserve uma mesa no El Santíssimo para comemorar o início da viagem e no La Vitrola, para os próximos dias, um dos restaurantes mais comentados da cidade e perfeito para curtir a animada noite de Cartagena.

Para os que apreciam um bom café a ordem é ir ao Juan Valdez Café e já comprar alguns pacotes para presentear amigos – mas caso você se arrependa de ter comprado poucos ou esqueça de comprar, o aeroporto possui uma loja grande com as mesmas opções.

Não deixe de ir à Pastelería Mila provar o Bolo Tres Leches ou a Torta de doce de leite com mousse de coco. Também é um ótimo lugar para espantar o calor e almoçar.

Confira o meu roteiro (dividido com cores para facilitar) de Cartagena no My maps:

Amarelo: Comer e Beber

Vermelho: Museus e Monumentos

Cinza: Bairros

Rosa: Praias Urbanas

Preto: Praias/Passeio de barco

Roxo: Hospedagem

Púrpura: Compras

Confira a receita de Colombiana que criei, inspirada nessa viagem! E, para matar saudades ou já entrar no clima de Cartagena, confira aqui uma playlist pra lá de especial!

Que tal aprender mais?

Sem comentários

Deixe seu comentário